Pronatec.mec.gov.br: tudo sobre esse site!

Saiba tudo sobre o site do Pronatec. A página foi criada para facilitar o acesso de estudantes e trabalhadores aos cursos gratuitos ofertados pelo programa, através do pronatec.mec.gov.br, é possível conferir quais são os cursos disponíveis, concorrer às vagas em aberto e muito mais.

O Pronatec é um programa do governo federal que contribui com a qualificação profissional de todos os brasileiros, especialmente de estudantes, trabalhadores desempregados e beneficiários do bolsa família. Os cursos são totalmente gratuitos e tem como principal objetivo ampliar as oportunidades de recolocação no mercado de trabalho.

pronatec.mec.gov.br

O Pronatec promove cursos de qualidade em todo o país. (Foto Ilustrativa)

Site do Pronatec

O site do Pronatec esclarece todas as regras e metodologia do programa, os interessados em participar de um dos cursos podem acessar para verificar quais são as vagas disponíveis na sua região e também realizar a inscrição para concorrer a uma das vagas disponibilizadas nas mais diversas instituições de ensino parceiras do Pronatec.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, foi desenvolvido para beneficiar todos os trabalhadores do país. Os cursos ofertados são das mais variadas áreas, já que o programa conta a parceria de instituições de ensino de todos os segmentos, como o Senac, Senai, Senar e Senat. Além disso, não há limite de renda para participar dos cursos.

Entre as opções, há cursos técnicos e de formação continuada. O primeiro é destinado a estudantes do ensino médio, jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, desempregados e trabalhadores que buscam uma qualificação específica para construir carreira. Já os de capacitação são ofertados para trabalhadores que já atuam em determinada área, no entanto, querem aprimorar habilidades e desenvolver todas as competências necessárias para exercer a profissão com excelência.

Cursos gratuitos Pronatec

Os cursos gratuitos Pronatec são ministrados em todas as instituições pertencentes ao sistema S e em escolas estaduais e federais. Os alunos matriculados pelo Pronatec ficam isentos de qualquer custo com mensalidade e material escolar, alguns também têm o direito de receber um auxílio-mensal.

pronatec.mec.gov.br

O Pronatec qualifica brasileiros para o mercado de trabalho. (Foto Ilustrativa)

São 220 cursos técnicos divididos entre 13 eixos tecnológicos diferentes e mais de 160 cursos de formação continuada. Confira algumas opções de cursos gratuitos Pronatec:

  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Eletroeletrônica
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Manutenção Mecânica
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Administrador de banco de dados
  • Ajudante de Padeiro
  • Carpinteiro
  • Cozinheiro Industrial
  • Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos

Inscrições no Pronatec

A pré-inscrição para os cursos dos Pronatec são feitas pela internet, através do site pronatec.mec.gov.br. Basta informar o seu estado, cidade, grau de escolaridade, instituição em que deseja estudar e o curso que pretende fazer. Após esse processo a vaga será reservada, pois a matrícula só é feita pessoalmente.

É fundamental comparecer na instituição de ensino determinada na pré-inscrição com os documentos pessoais para efetivar a matrícula. Vale lembrar que cada curso possui seus próprios pré-requisitos e exigências para o preenchimento das vagas, portanto, o interessado que não possuir idade e escolaridade mínima para realizar o curso que escolheu, não poderá participar do programa.

Gostaram das dicas pessoal? Para quem está atras de cursos para concursos uma boa é conhecer o instituto marconi, sugiro a leitura do artigo”

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

One Comment

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *