Pronatec inscrições: veja como fazer a sua!

Spread the love

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo governo federal com o propósito de ampliar o acesso aos cursos profissionalizantes em todo o Brasil. Com isso, a iniciativa tem conseguido promover a democratização e expansão da educação profissional e tecnológica.Se voce quer saber como fazer pronatec inscrições, se ligue nesse artigo.

Pronatec inscrições

O Pronatec amplia o acesso à educação profissional. (Foto: Divulgação)

O Pronatec iniciou as suas atividades em 2011, com a promessa de ofertar 8 milhões de vagas para cursos gratuitos em quatro anos. O programa conseguiu alcançar a sua meta e agora estabeleceu um novo compromisso a partir de 2015: oferecer 12 milhões de oportunidades aos brasileiros.

Como funciona o Pronatec?

O Pronatec amplia o número de vagas gratuitas para cursos profissionalizantes, ao passo que estabelece parceria com instituições públicas e privadas de ensino, como Senai, Senac, Senar, Senat, rede federal e rede estadual. As oportunidades são oferecidas através de duas modalidades: Ensino Técnico e Formação Inicial e Continuada (FIC).

Os cursos técnicos do Pronatec possuem carga horária mínima de 800 horas e desenvolvem as competências necessárias para o mercado de trabalho. Já os cursos de formação inicial e continuada possuem duração menor, de no mínimo 160 horas. Eles oferecem condições para iniciar uma carreira ou se aperfeiçoar em uma profissão.

O Pronatec trabalha com 644 opções de cursos gratuitos FIC e 220 cursos técnicos. As oportunidades de educação profissional estão distribuídas em 13 eixos tecnológicos.

Quem pode participar do Pronatec?

Os cursos gratuitos do Pronatec são oferecidos a todos os brasileiros, principalmente aqueles que possuem baixa renda e não possuem condições financeiras para pagar as mensalidades da educação profissional.

O programa do governo atende: estudantes matriculados na rede pública de ensino, estudantes que já concluíram a escolaridade básica na rede pública, alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos), beneficiários do Bolsa Família e desempregados que desejam receber o seguro-desemprego pela terceira vez no período de 10 anos.

Pronatec inscrições: veja como fazer a sua

Pronatec inscrições

As inscrições podem ser realizadas pela internet. (Foto: Divulgação)

O Pronatec mantém um sistema de inscrições online. Para se inscrever, é necessário acessar pronatec.mec.gov.br e escolher uma das opções da tela principal: cursos técnicos e cursos de qualificação. Ao clicar em um desses itens, o internauta é direcionado para uma página de pesquisa.

O buscador de cursos do Pronatec gera resultados de acordo com estado, município, escolaridade e instituição. Se houver vagas abertas, o sistema vai apresentar os resultados, informando o nome do curso, a data de início, o número de vagas e o nome da escola. Caso o internauta se interesse pela oportunidade, ele deve clicar no link “Inscreva-se”.

Na página seguinte, é possível conhecer os dados gerais do curso e preencher um formulário de cadastro. Informe CPF, e-mail, telefone e escolaridade. Em seguida, digite os caracteres da imagem e marque o campo em branco para declarar que o seu perfil é compatível com o programa. Finalize clicando em “Inscreva-se”. Se a sua inscrição for selecionada, a instituição responsável entrará em contato e convocará para matrícula.

A maioria das vagas para cursos técnicos do Pronatec são distribuídas através do Sisutec (Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica). As inscrições são abertas duas vezes por ano, sendo que a distribuição das oportunidades acontece de acordo com a nota do Enem.

Conclusão

Gostaram das informações? Já falamos aqui também sobre o programa quero bolsa que pode ser bem interessante.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *