Pronatec 2019: cursos, como se inscrever e mais!

Spread the love

Confira tudo sobre o Pronatec 2019. Participar do programa no próximo ano representa uma ótima oportunidade de qualificação profissional e ingresso no mercado de trabalho. Veja como se inscrever!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo governo federal em 2011, em parceria com instituições de ensino públicas e privadas. O grande objetivo é garantir que todos os brasileiros tenham acesso à capacitação profissional, através de cursos gratuitos e de qualidade.

pronatec 2019

O Pronatec estimula a qualificação de profissionais em todo o Brasil. (Foto: Divulgação)

Como funciona o Pronatec 2019?

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são custeados pelo governo federal, portanto, todos os alunos ficam isentos de pagar mensalidades e materiais de estudo. Durante os quatro anos de existência, o programa já beneficiou 8 milhões de brasileiros e em 2016 irá ofertar mais de 1 milhão de novas vagas em todo o país.

Entre as instituições parceiras, estão escolas públicas da rede estadual e federal e as escolas do Sistema S de ensino. Para concorrer as vagas de curso técnico em cada uma delas pelo Pronatec, é necessário que o candidato esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio.

O Pronatec também é responsável pelas vagas em cursos de formação continuada. São cursos de curta duração, destinados a adultos que já estão inseridos no mercado de trabalho, mas que desejam aprimorar suas habilidades e se capacitar profissionalmente.

O programa tem acesso amplo, portanto, não há limite de renda familiar ou idade. Mas vale lembrar que candidatos oriundos de escolas públicas, cidadãos beneficiados por programas sociais e com baixa renda familiar mensal, terão preferência para o preenchimento das vagas.

Cursos gratuitos Pronatec

pronatec 2019

Os cursos gratuitos são focados nas necessidades do mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

Os cursos gratuitos do Pronatec 2016 abrangem várias áreas: Saúde, tecnologia, gestão, meio-ambiente, moda, entre outros. A distribuição desses cursos é definida de acordo com a região do Brasil, a disponibilidade de vagas é maior para os cursos que mais atendem a demanda do mercado da região.

Confira algumas opções de cursos:

  • Técnico em Administração
  • Técnico em Farmácia
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Eletroeletrônica
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Açúcar e Álcool
  • Técnico em Análises Clínicas
  • Técnico em Eventos
  • Técnico em Nutrição e Dietética

Inscrições no Pronatec

Os interessados em se tornar um aluno dos cursos técnicos do Pronatec em 2016 podem optar por duas maneiras diferentes de ingresso: através do Sisutec ou das próprias instituições de ensino parceiras do programa.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) foi criado com intuito de facilitar e tornar justa a seleção de alunos para os cursos oferecidos pelo Pronatec. Dessa maneira, todos que realizaram a prova do ENEM e não receberam nota zero na redação, tem como opção concorrer as vagas do Pronatec, basta fazer a inscrição aqui. A classificação é feita de acordo com a nota do Enem de cada um dos inscritos.

Para saber se há vagas nas instituições de ensino da sua cidade e realizar a inscrição na própria escola, basta buscar informação na Secretaria da Educação do município. Também é possível realizar a consulta online pelo site oficial do Pronatec, caso haja vagas, o candidato tem como opção fazer a inscrição pela internet.

Já falamos aqui tambem sobre os cursos vip da prime cursos, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários

2 Comments

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *