Prominp: cursos, bolsas e mais na área do Petroleo e gás!

Spread the love

Quer trabalhar na área Petroleira e do gás? Saiba onde fazer seu curso grátis da industria rica do petróleo, com o Prominp. Clique agora e confira!

Apesar das crises na Petrobrás e demais indústrias associadas, é notável que a indústria de petróleo tem se desenvolvido constantemente em nosso país, com muitos investimentos não só do governo mas também de empresas internacionais, que pretendem explorar o pré sal e as novas descobertas de novas bacias de gás e petróleo. Para agir nesse futuro é que o governo lançou o programa do Prominp, para incentivar o surgimento de mais profissionais nessa área, uma vez que é cada vez menor o número de pessoas especializadas nesse segmento, eles sempre tem falta de mão de obra com todos os cursos necessários.

prominp

Prominp – do que se trata?

Indo direto ao ponto, o prominp é a sigla para o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural criado pelo governo do Brasil através do Decreto nº 4.925, de 19 de dezembro de 2003. Esse programa é coordenado pela Petrobras, com o objetivo de aumentar a participação da indústria nacional na produção de bens e serviços no mercado de petróleo e gás do país, que não pára de crescer, principalmente após a descoberta das reservas do Pré-Sal.

Os cursos do Prominp, todos voltados para o setor de petróleo e gás, são gratuitos e, conforme a categoria profissional oferecida, exigem do aluno a comprovação de níveis de escolaridade (básico, médio, técnico e/ou superior). A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação da mão de obra que será, eventualmente, aproveitada pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor.

Este programa vai oferecer 17 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação, em 185 funções, até 2017. A oferta ainda pode ser ampliada, pois é fruto de um levantamento inicial.De 2006 a 2012, foram treinados mais de 97 mil profissionais.

Vídeo sobre o Prominp

No vídeo abaixo é possível entender melhor sobre o programa:

Prominp e Petrobrás

O trecho abaixo foi extraído do site oficial da petrobrás sobre o programa:

Para acompanhar o aumento dos investimentos na indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis, precisamos aumentar o número de profissionais qualificados. Por isso, participamos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), que inclui também o governo federal, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a iniciativa privada e diversas entidades da sociedade civil.

Oferecemos, dentro de uma das ações do Prominp, o Plano Nacional de Qualificação Profissional, cursos gratuitos de nível básico, médio, técnico e superior, em mais de 175 categorias, para capacitar profissionais ligados às atividades do setor de petróleo e gás natural. Já passaram por cursos de qualificação milhares de profissionais, em cerca de 80 instituições.

Conheça a lista de cursos e saiba como se inscrever pelo site do Prominp

Como se inscrever nos cursos do prominp?

É muito simples. Os processos de seleção serão realizados pelas próprias empresas fornecedoras de bens e serviços do setor, de acordo com a disponibilidade de vagas, que serão anunciadas no site do Prominp (www.prominp.com.br). Os fornecedores indicarão as categorias profissionais que necessitam e também destinarão, junto com o Prominp, recursos para qualificação dos trabalhadores.

Cursos do prominp em 2015

prominp cursos

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP – divulgou essa semana o calendário de cursos previstos para 2015.

Para ter acesso a agenda preliminar de cursos clique aqui.

Com uma média de 32 horas de duração, os cursos de atualização do Instituto têm o objetivo de preparar o profissional que já atua no setor com o que há de mais atual no mercado. São mais de 100 temas distribuídos em 13 áreas distintas, abrangendo toda a cadeia de petróleo e gás.

Aliado a esta diversidade temática, o IBP conta com a experiência de mais de 200 profissionais do setor ministrando suas aulas em todo território brasileiro.

Para saber mais sobre os demais cursos oferecidos pelo IBP, incluindo os qua serão oferecidos este ano, clique aqui.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido úteis e que vocês consigam se inscrever com sucesso nos cursos do prominp. Essa área de petróleo e gás é uma área que tem um futuro grande pela frente e deve motivar um alto grau de desenvolvimento em nosso país. Um outro programa bem bacana que tem feito sucesso no meio educacional é o educa mais brasil, que até já fizemos um artigo sobre ele e sugerimos a leitura.

Dúvidas e sugestões, deixem nos comentários ok?

Até a próxima!

One Comment

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *