Fies 2015 inscrições:como fazer, como funciona e mais!

Procurando por Fies 2015 inscrições? veja quando eles começam e como funciona o Fies, confira conosco!

Embora o governo atual tenha cometido vários erros, seus acertos também tem de ser levados em conta. E em relação a educação, temos uma série de programas que estão ajudando jovens e adultos a conseguirem uma boa faculdade e a conseguir se dar bem no mercado. Já falamos aqui sobre programas públicos como o pronatec e prouni , e também privados como o educa mais Brasil. Mas hoje vamos falar sobre um programa de financiamento que começou ainda na época do Governo FHC, mas que segue mantido até hoje pelo PT, O FIES. Vamos explicar do que se trata, como funciona e como é possível se inscrever no Fies 2015. Confira a seguir com a gente.

O que é o Fies

fies 2015 inscrições

Indo direto ao ponto, o O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi criado com o objetivo de criar condições de acesso ao ensino superior através da concessão de financiamento de 50% a 100% dos cursos aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva nos processos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Para participar do Fies 2015 é necessário que o estudante tenha feito as provas promovidas pelo Enem.

Por meio do programa educacional FIES é possível financiar 50% ou 100% dos seus estudos. Assim, o aluno pagará a cada três meses no máximo R$ 50,00. Na verdade este valor refere-se aos juros do financiamento, mas isto durante o andamento do curso. Depois o estudante terá até 18 meses para iniciar o pagamento do financiamento. O valor pode ser pago em até três vezes o período no qual foi financiado. E pode acrescentar mais 12 meses, caso queira.

Quem pode se inscrever no Fies 2015 ?

Podem se candidatar ao Fies, alunos que preencham os seguintes requisitos:

  • O percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta¹ pela mensalidade superior a 20%;
  • Para quem concluiu o ensino médio a partir de 2011, deve ter realizado o ENEM em 2011 ou ano posterior.

O FIES destina-se a estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior – IES não gratuitas, devidamente cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Além disso, para receber o financiamento, o estudante não pode estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), nem já ter sido beneficiado pelo FIES. Estudantes menores de 18 anos também poderão participar do FIES, mas para isso precisam estar acompanhados de pai, mãe ou representante legal para assinatura do contrato.

Fies 2015 inscrições – quando começam? Onde fazer?

As inscrições para o FIES 2015 já estão abertas e são realizadas através da internet no portal do MEC que você pode acessar pelo seguinte endereço: http://portal.mec.gov.br

No ambiente eletrônico será solicitado que o estudante informe o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha pessoal para acessos futuros ao sistema. Com o cadastro efetivado, o estudante deve continuar o processo de inscrição, informando demais dados pessoais e dados da instituição em que estuda.

 Vídeo sobre o FIES

No vídeo abaixo é possível entender mais sobre como ele funciona:


Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam se inscrever no Fies com sucesso total

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Até a próxima!

No Comments

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *