Concurso do INSS: dicas para passar

Confira dicas para passar no Concurso do INSS. A oferta de 950 vagas, divididas entre os cargos de Técnico e Analista do Seguro Social, atraiu milhares de concurseiros. Conquistar uma boa colocação após a realização da prova, que é a principal etapa do concurso, exige muita disciplina e dedicação aos estudos.

A prova está prevista para o dia 15 de maio e terá duração de três horas e meia cada, no período da manhã será aplicada apenas aos candidatos ao cargo de analista e no período da tarde somente aos inscritos para técnico. A avaliação será composta por 120 questões de conhecimentos gerais, portanto, além de conhecer todos os assuntos abordados, é fundamental treinar o tempo gasto para resolver a grande quantidade de questões.

Já passou da hora de iniciar a preparação para o concurso do INSS. (Foto Ilustrativa)

Já passou da hora de iniciar a preparação para o concurso do INSS. (Foto Ilustrativa)

Dicas para passar no concurso INSS

Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar na preparação para o concurso do INSS:

Estude pelo menos três horas por dia

Conquistar um cargo público exige esforço, os concursos são muito concorridos e é necessário que os candidatos que realmente desejam a aprovação se dediquem ao máximo a oportunidade.

A classificação após a prova só é obtida se houver um bom estudo do conteúdo, é fundamental reservar pelo menos três horas do dia para se preparar para a avaliação, nos finais de semana e durante os dias de folga no trabalho, dobre o tempo de estudo e se dedique por no mínimo seis horas.

Faça um cronograma de estudos

O cronograma de estudos auxilia na organização do conteúdo, dessa forma, todos os assuntos necessários para conseguir resolver todas as questões da prova serão estudados de maneira suficiente. Faça o cronograma de acordo com os dias da semana e horários disponíveis para estudo em cada um deles, separe por disciplina.

Estude com livros e apostilas

A internet possibilita preparo intenso para provas de concurso e sem custo algum, podendo substituir cursinhos com muita eficiência, desde que haja comprometimento por parte do estudante. É ideal estudar por meio de livros e apostilas próprios para concursos, eles podem ser encontrados com facilidade em sites, mas para tornar a leitura mais agradável, imprima todas as páginas.

Resolva questões de prova

Resolva as questões de provas anteriores. (Foto Ilustrativa)

Resolva as questões de provas anteriores. (Foto Ilustrativa)

Apenas ler o conteúdo dos livros e das apostilas não é suficiente, sempre ao terminar o estudo de determinado assunto, teste seus conhecimentos através das questões de provas anteriores. Além de bom para fixar na memória tudo o que foi estudado, é importante para conseguir identificar em quais disciplinas possui mais dificuldade e assim poder se dedicar mais a essas matérias.

Faça simulados

Busque por provas de concursos anteriores, imprima e faça o simulado. É importante determinar o horário de início da prova, estabelecer um tempo máximo para a resolução de cada questão e identificar qual o tempo limite para terminar a prova. Para isso, escolha um dia em que tiver poucas obrigações, faça o simulado em casa ou numa biblioteca, é importante que o local seja calmo, com mesa, cadeira e muito silêncio para responder todas as questões com tranquilidade e concentração.

Gostaram das dicas?

Uma boa pedida para quem quer se preparar são os cursos da pciconcurso, sugiro a leitura do artigo sobre eles.

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *