Como conseguir o Diploma do Ensino Médio através da Prova do Encceja 2018

Infelizmente, por conta de uma série de motivos, vários brasileiros acabam abandonando os estudos. Com o passar dos anos, algumas destas pessoas decidem retomar os estudos, para que possam concluir a Educação Básica e assim obter o seu certificado de conclusão.

Aqui no Brasil, isto é muito comum, e por conta disso, anualmente o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) oferece o Exame Certificador do Ensino Médio e Fundamental, prova na qual as pessoas que não finalizaram seus estudos prestam para conseguir o seu diploma do Ensino Fundamental/Médio.

A edição do Encceja 2018 aconteceu no final do mês de outubro, por isso, neste artigo nós vamos falar sobre como conseguir o seu diploma do ensino Médio por meio da Prova do Encceja 2018. Confira!

Como fazer a inscrição para o Encceja 2019

Um exame inteiramente gratuito e não obrigatório, o Encceja 2018 é direcionado às pessoas que não possuem a certificação de conclusão do Ensino Básico.

Prova do Encceja 2019

O único requisito exigido pelo programa é a idade mínima para prestar a prova. No caso das pessoas que desejam obter o diploma do Ensino Fundamental, a faixa etária mínima é de 15 anos completos. Já para o certificado do ensino Médio, a faixa etária mínima é de 18 anos completos.

As pessoas maiores de 18 anos que não possuem a certificação do Ensino Fundamental podem fazer diretamente a prova para o diploma do Ensino Médio, pois assim ele fica valendo para ambos.

Este exame é uma excelente oportunidade às pessoas que não puderam estudar regularmente ou que precisaram abandonar seus estudos e que desejam obter a certificação para dar continuidade a cursos, como técnicos e até mesmo universitários. O interessante do Encceja 2018 é que além de ser realizado em todo o Brasil, ele também ocorre no exterior, direcionado aos brasileiros emigrantes.

A inscrição do Encceja 2018 é online e relativamente simples. A seguir, nós preparamos um tutorial passo a passo de como efetuar a sua inscrição. Vale ressaltar que a edição do Encceja 2017 já ocorreu, portanto, este passo a passo é para você aprender a fazer sua inscrição para o Encceja de 2018. Confira!

Fazendo a inscrição do Encceja 2019

  1. Acesse o site oficial do Encceja/Inep e clique em “Inscrever” (atualmente esta opção não está disponível, por conta do encerramento das inscrições do Encceja 2017).
  2. Preencha o seu CPF, data de nascimento e insira o código de segurança fornecido pela página.
  3. Em seguida, preencha seus dados pessoais e os de endereço.
  4. Se necessário, marque a opção de que você precisa de atendimento especializado. Depois, clique em “Próximo”.
  5. Indique o nível de prova que você deseja para obter o diploma (ensino Fundamental ou Médio) e o local onde deseja realizar o exame, bem como a instituição de ensino certificadora, que é onde, posteriormente, você deverá pegar seu certificado após a aprovação. Clique em próximo.
  6. Preencha o questionário socioeconômico com seus dados e confirme.
  7. Coloque seus telefones de contato, e-mail e uma senha; na qual será utilizada para conferir o resultado do Encceja 2018.

Gostaram das dicas pessoal? Já falamos aqui também sobre o curso de borracheiro online que é bem legal.

Sugestões de novos artigos deixem nos comentarios

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *